Projeto

O projeto Ser e Transcender nasce da experiência do “Ufficio Educazione alla Mondialità” que o PIME de Milão desenvolve há mais de quinze anos e que se tornou no âmbito pedagógico uma referência em educação à mundialidade.

Ao longo dos anos, a equipe de Milão produziu material didático de ótima qualidade que agora é proposto, devidamente adaptado à realidade brasileira, às escolas públicas e particulares e a outras entidades sócio educadoras. Com o objetivo de estimular e acompanhar as crianças e os jovens no itinerário de descoberta da própria identidade humana, o projeto dedica uma atenção especial à Arte, símbolo daquele “inútil necessário” que une justamente por não ter outro objetivo além de nos fazer encontrar. O que são, com efeito, escrever uma poesia, compor música, pintar um quadro, mas também ler um bom livro, conversar inteligentemente, amar, rezar, contemplar a natureza, senão ocasiões privilegiadas para nos aproximarmos daquilo que nos une? Não servem para nada, mas, precisamente por isso, nos fazem ver melhor e mais longe.

É, de fato, no ato criativo, enquanto expressão da qualidade diferencial da natureza humana, que cada um vivifica as suas múltiplas relações (com o Outro, com a sociedade, com a natureza), e o próprio artista/cidadão recupera a sua dimensão ética, promovendo uma sociedade cada vez melhor. Os encontros que propomos são chamados de Vivências, pois é a partir de uma experiência vivida que é possível construir uma verdadeira “postura” aprendiz, não tanto de conteúdo, mas das próprias qualidades, dons e habilidades, enfim de si mesmos, para colocar-se à disposição dos outros e do mundo.