Às origens do Projeto Ser e Transcender: Ufficio Educazione Mondialità

248
Keith Haring. Untitled (1985). Enamel and Dayglo on Metal.

O Ufficio Educazione Mondialità do PIME de Milão trabalha permitindo que jovens e crianças ampliem a sua percepção de mundo, no relacionar-se com o outro e consigo mesmo. Essa construção de pontes entre pessoas acontece através de percursos educativos de intercultura e mundialidade, que são realizados nas escolas e instituições italianas há mais de 15 anos.

Surgiu em 1999, sob o desejo de levar valores missionários como a abertura ao próximo, o
diálogo, aprender uma nova língua e cultura, em uma Itália que iniciava a sua acolhida a situações de multiculturalidade. Por isso, havia a necessidade de se introduzir no âmbito educacional a interculturalidade, que permite que a diversidade seja fonte de crescimento
recíproco, sem perder a própria identidade.

Através de encontros realmente estimulantes, interativos e dinâmicos, conseguiram cativar um público com o qual estabeleceram uma relação de confiança. Escritório possui uma atividade intensa: em 2015, foram 132.500 pessoas atendidas em mais de 8.000 horas de serviços prestados à escolas, prefeituras, instituições e paróquias.
Os seus educadores aliam competência educacional a uma paixão que deriva da consciência de que a educação é o meio através do qual os jovens podem se tornar plenamente humanos e cidadãos planetários.

Com quatro escritórios na Itália, o “Ufficio Educazione Mondialità” e a Associação Mundialidade do PIME Brasil iniciam mais uma ponte: o Projeto Ser e Transcender em São Paulo, o quinto escritório do UEM.

O Projeto absorve todos os 16 anos de know-how do UEM do PIME Milão, porém com características próprias e em total diálogo com a realidade educativa e cultural brasileira. A construção de pontes segue entre escritórios com colaborações recíprocas, troca de conhecimentos e experiências.

No vídeo abaixo você pode conhecer mais sobre a origem desses 17 anos de trajetória do UEM: