Campanha Reconhecer-se para Reconhecer | Atividades do Ser e Transcender na ONG Conosco

195

O projeto Ser e Transcender e a ONG Conosco estão juntos em uma campanha para financiar uma proposta de formação integrada e impactar a vida das crianças e dos jovens atendidos pelo núcleo da CONOSCO no Jd. São Bernardo. Ajude essa causa! A campanha iniciou-se dia 18/04 e você pode doar clicando aqui.

Objetivo

Trabalhar questões como a criatividade, a expressão, o respeito, a valorização da natureza, e especialmente para ajudar e fortalecer aqueles que trabalham pela educação e qualidade de vida dessas crianças e adolescentes diariamente.

Pessoas impactadas

Essa proposta pretende impactar diretamente até 245 pessoas, com atividades e formações direcionadas para crianças, adolescentes, seus educadores e seus familiares/tutores.

Leia ao final da descrição a proposta educativa completa.

Quem é a CONOSCO?

A CONOSCO, Centro de Obras Sociais Nossa Senhora da Capela do Socorro, é uma ONG que surgiu para levar para a periferia um trabalho com crianças e adolescentes a fim de oferecer a essas famílias um pouco de segurança enquanto eles buscam por melhores condições de vida. O foco é que esse ser em desenvolvimento possa se expressar, pensar e repensar a realidade em que está inserido. A ONG atua desde 1998 e hoje conta com 10 núcleos no extremo sul de São Paulo. O núcleo do Jd. São Bernardo atua no formato de um Centro para Criança e Adolescente (CCA), acolhendo 120 crianças e adolescentes em alta vulnerabilidade social, que moram nesse bairro, para atividades lúdicas e estimulantes no contraturno escolar de cada um.

Porém trabalhar isso requer formação constante e sempre conhecer novas ferramentas para lidar com os desafios de maneira sempre mais criativa. É aqui que surge a necessidade de uma proposta integrada como a do projeto Ser e Transcender.

 

Quem é o projeto Ser e Transcender?

O Projeto existe para criar pontes entre as pessoas. Pontes de intercultura, de abertura ao outro, de diálogo, de abertura ao sabor e à essência do que é ser humano por inteiro, de maneira vivencial. Por isso o projeto atua de maneira itinerante em São Paulo e realiza as suas atividades de maneira colaborativa a ONGs, escolas públicas, escolas particulares e instituições educativas em geral. Semeamos essa redescoberta do ser humano integral através de vivências, que são nossa intervenções arte educativas, sempre elaborada em diálogo para atender às necessidades de cada grupo. O projeto existe em São Paulo há 3 anos, e conta com o know-how de 17 anos do escritório de Educazione alla Mondialità, do PIME de Milão.

Quer saber mais sobre o Projeto? Acesse o nosso site: www.seretranscender.com.br

 

PROPOSTA EDUCATIVA | Vivência

“RECONHECER-SE PARA RECONHECER”

Apresentação

“Reconhecer-se para reconhecer” é um recorte de Vivências, cuja finalidade é ir de encontro as necessidades apresentadas pelos educadores do Núcleo CONOSCO Jd. São Bernardo – Centro para Criança e Adolescente do Grajaú, região periférica de São Paulo e, acrescentando um toque de Intercultura.

Objetivo

Através do percurso – que será o mesmo para todos – desejamos levar os participantes através da Arte, a um encontro com eles mesmos (Reconhecer-se) para poderem Reconhecer e respeitar o outro e o mundo a sua volta.

Dinâmica inicial: A CAIXA DOS SONHOS, a poesia inicial

Primeiro encontro: “UM LUGAR DE ENCONTRO”

(Um recorte da Vivência Expressarte)

É um convite para libertar um novo olhar e distinguir o aparente da verdadeira realidade, a que pode ser percebida somente através de uma escolha de presença; a criatividade como ponto alto da expressão; as artes como meio de expressão do próprio ser, como interpretação do real, lugar de comunhão e conhecimento.

Segundo encontro: “ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE”

(Um recorte da Vivência A arte dos cinco – A Arte do Quilling)

A arte do Quilling entra para despertar e estimular a criatividade, proporcionando uma agradável diversão e a construção em conjunto.

Terceiro encontro: “FALANDO ATRAVÉS DE SÍMBOLOS”

(Um recorte da Vivência A grande volta ao mundo África – Os Adinkras)

Os símbolos Adinkras são uma forma de linguagem que carregam consigo mensagens que transmitem a sabedoria tradicional africana, onde os aspectos da vida e as virtudes são apresentadas de forma simples e significativas.

Quarto encontro: “O CAMINHO DA POESIA”

(Um recorte da Vivência Grande Volta ao Mundo Ásia – O Haicai)

O Haicais, uma importante e difundida forma de poema Japonês que fala sobre a natureza, de forma simples, mas que leva uma reflexão sobre a novidade da vida e o respeito pela natureza.

*Outros detalhamentos

A mesma linha educativa será trabalhada quatro vezes com quatro grupos diferentes, em momentos distintos e com linguagens adequadas para cada grupo: crianças, adolescentes, educadores e familiares.

As atividades estão previstas para iniciarem no final de maio/18 e serem concluídas em setembro/18.

 

Quer perguntar algo pra gente? Escreva para o [email protected] ou ligue no (11) 5575-3474. Vamos ficar felizes em falar com você.

Mantenha viva essa redescoberta do ser humano integral. Doe agora!